Treinamento em Realidade Virtual
Cliente: Schott
Aplicativo de realidade virtual para o headset Meta Quest 2
Função:
Product Owner / Designer de Interação
Data:
Meados de 2021 até meados de 2022
Visão Geral do Projeto
O projeto de treinamento técnico em realidade virtual para a SCHOTT foi desenvolvido para capacitar os funcionários da empresa em diversos aspectos do trabalho com produtos de vidro. Este treinamento visa proporcionar uma experiência imersiva e interativa, permitindo que os colaboradores aprendam e pratiquem procedimentos técnicos em um ambiente controlado e seguro.
Tecnologia e Desenvolvimento
Para a criação deste treinamento, utilizamos tecnologias de ponta em realidade virtual. A plataforma foi desenvolvida com o Unity, um motor gráfico que permite criar ambientes 3D realistas e interativos. Os usuários interagem com o treinamento usando óculos de realidade virtual (VR), como o Meta Quest ou HTC Vive, garantindo uma experiência imersiva completa.
Interface e Usabilidade
A interface do treinamento foi projetada para ser intuitiva e fácil de navegar. Os usuários podem selecionar diferentes módulos de treinamento através de um menu virtual, que é acessível utilizando os controladores dos óculos de VR. Cada módulo é estruturado para guiar o usuário através de etapas específicas de um procedimento técnico, com instruções claras e feedback imediato sobre o desempenho.
Funcionalidades do treinamento
Treinamento Autônomo e Autoguiado: O treinamento é projetado para ser autoguiado, com ajuda de áudio e texto disponíveis em três idiomas: português, inglês e alemão. Isso garante que os colaboradores possam seguir as instruções de forma clara e eficiente, independentemente de sua localização ou idioma nativo.
Sensação Realista e Feedback: O treinamento oferece sensações realistas ao pegar objetos e ao fazer força ao movimentar alavancas e manivelas. Feedbacks de acerto e erro são fornecidos, com mensagens que ensinam a corrigir ações, além de dicas para ajustar corretamente as máquinas na linha de produção.
Sistema de Cadastro de Colaborador: Cada colaborador pode se registrar no sistema utilizando seu nome e matrícula, permitindo o rastreamento individual do progresso e desempenho.
Gamificação: O desempenho do colaborador é avaliado com base no seu desempenho no treinamento e na contagem do tempo de duração. Ao final do treinamento, é exibido um rankeamento dos melhores resultados.
Multi-idiomas: O treinamento pode ser realizado nos idiomas português, inglês e alemão.
Tutorial: Inclui opções de testar o uso dos controles para locomoção e manipulação de objetos em cena. Este tutorial inicial ajuda os usuários a se familiarizarem com a navegação no ambiente virtual.
Conteúdo do app
O conteúdo do treinamento inclui uma variedade de módulos, cobrindo desde procedimentos básicos de manuseio de vidro até técnicas avançadas de fabricação e inspeção de qualidade. Cada módulo foi desenvolvido em colaboração com especialistas da SCHOTT, garantindo que o material seja relevante e atualizado. O treinamento também incorpora elementos multimídia, como vídeos e animações, para ilustrar conceitos complexos de maneira clara e eficaz. Além disso, a linha de produção da fábrica foi recriada de forma realista em uma escala de 1 para 1, proporcionando uma experiência prática autêntica.
Segurança do Trabalho
O treinamento possui uma parte focada em segurança do trabalho e no uso de equipamentos de proteção individual (EPI) antes de iniciar qualquer procedimento técnico. Isso inclui instruções detalhadas e práticas sobre o uso correto dos EPIs, assegurando que todos os colaboradores estejam bem preparados para operar em um ambiente seguro.
Tutorial
O treinamento possui um tutorial em um ambiente separado e anterior ao treinamento principal, ao estilo “first steps” do Meta Quest. Este tutorial ensina o usuário a como utilizar os controles durante o treinamento, garantindo que todos os participantes estejam confortáveis e familiarizados com as ferramentas necessárias para uma experiência eficaz e segura.
Essa combinação de tecnologias avançadas e design intuitivo garante que o treinamento em realidade virtual para a SCHOTT não só seja eficiente e educativo, mas também uma experiência envolvente e realista para todos os participantes.
Galeria de imagens e reel
O treinamento técnico em realidade virtual da Schott foi aprovado pela sua matriz na Alemanha e está em uso por seus colaboradores atualmente.
Aventura Espacial (infantil)
Laboratório de Pesquisa do Museu do Amanhã
Aplicativo de realidade virtual para o headset Oculus Rift
Função:
Pesquisadora
Data:
Agosto de 2017 até dezembro de 2017
Visão Geral do Projeto
O projeto “Aventura Espacial” foi desenvolvido como parte da residência artística e experimental do Laboratório de Atividades do Amanhã VR Experimental Bootcamp – Experiências Imersivas e Sensoriais. Este projeto tem como objetivo proporcionar uma experiência lúdica de desbravamento do espaço, utilizando o cenário de um quarto de criança para criar uma atmosfera envolvente e educativa.
Tecnologia e Desenvolvimento
A experiência foi desenvolvida na plataforma Unity, aproveitando suas capacidades avançadas para criar ambientes 3D imersivos e interativos. O projeto foi otimizado para o Oculus Rift, permitindo que os usuários tenham uma experiência de realidade virtual de alta qualidade.
Interface e Usabilidade
A interface do projeto “Aventura Espacial” foi desenhada para ser intuitiva e acessível para crianças. O cenário começa em um quarto infantil, onde os usuários podem interagir com diversos objetos antes de serem transportados para a vastidão do espaço. A navegação é facilitada por controles simples, e a interação com os planetas e o mecanismo de tiro foi projetada para ser divertida e educativa.
Funcionalidades da experiência
- Ambiente Imersivo: A experiência começa em um quarto infantil, criando uma transição mágica para o espaço exterior. Este ambiente inicial é detalhado e interativo, permitindo que as crianças explorem e se familiarizem com a realidade virtual.
- Exploração Espacial: Os usuários podem explorar os planetas da Via Láctea, aprendendo sobre cada um de forma interativa. A atmosfera do espaço é criada com detalhes visuais e sonoros, proporcionando uma experiência imersiva completa.
- Mecanismo de Tiro: Para adicionar um elemento de ação, foi inserido um mecanismo de tiro ao alvo que permite às crianças interagirem com o ambiente espacial. Este recurso torna a experiência mais dinâmica e envolvente.
- Prototipagem e Demonstração: O projeto foi desenvolvido como um protótipo durante o período do Laboratório, com o intuito de demonstrar as possibilidades da realidade virtual em criar experiências educativas e sensoriais.
Conteúdo do app