Aline Pina
Criadora, realizadora, gestora de projetos de TI, fundadora e conselheira na associação XRBR e speaker
SOBRE
Sou criadora e realizadora de projetos de imersivos e interativos e posso te ajudar a criar projetos criativos que sejam únicos e envolventes. Com uma sólida formação e bastante experiência na área, posso te ajudar a escolher a tecnologia certa, a desenvolver o conteúdo ideal para o seu projeto e a testá-lo para garantir que ele funcione como o esperado.
Te ajudo a entender os potenciais impactos sociais e éticos das tecnologias. XR é uma tecnologia poderosa e é importante usá-la de forma responsável. Posso te ajudar a pensar sobre os possíveis impactos de seus projetos de XR e a tomar decisões que sejam benéficas para a sociedade. Se você tiver interesse em aprender mais sobre XR ou se precisar de ajuda para criar um projeto, entre em contato comigo.
Aline é mestra em Design de Interação para realidades estendidas pela Escola Superior de Desenho Industrial (ESDI) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e bacharel em Comunicação Social pela Escola de Comunicação (ECO) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com projeto de conclusão de curso (TCC) sobre criação de storytelling com realidade aumentada, aprovada com grau 10, em junho de 2015. Seus interesses de pesquisa estão na linha de realidade aumentada e virtual (AR/VR), usos e impactos, desde 2010.
Criadora e realizadora de projetos de realidades estendidas há mais de 10 anos. Desenvolveu projetos de VR/AR e coordenei times para empresas como Meta, Schott, Itaguaí Construções Navais, Marinha do Brasil e eMuseu do Esporte. É membro do conselho e fundadora da Associação Brasileira de Realidades Estendidas, a XRBR, fundada em 2017. É produtora executiva do Hyper Festival Brasil, festival brasileiro de realidades estendidas, desde 2017. Fui líder em comunidades (voluntariamente) de desenvolvimento como o PyLadies Rio (programação em python) e a Meta Developers Circle (desenvolvimento de AR e VR) onde organizou muitos workshops de programação para a comunidade. Organizei o Hackathon SNX.VR, da Swissnex Brazil, órgão de educação do Governo Suíço no Brasil.
Como formação complementar, fiz cursos de programação, design, VR e AR, tais como: Interatividade e Programação Criativa: Som, Imagem e Interfaces Físicas, na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, EAV PARQUE LAGE, Brasil; Masterclass de Realidade Virtual com Fouzi Louahem, na Aliança Francesa, Brasil; Desenvolvimento Full Stack, na Gama Academy & VTEX, Brasil; UX / UI: Fundamentos para o design de interface, USP, Brasil. Portanto, tem facilidade com qualquer tipo de linguagem de programação, metodologias de design e conhecimento específico no desenvolvimento de experiências imersivas e interativas (realidades estendidas).
Participei de programas de apoio à inovação e ao desenvolvimento de novos negócios em tecnologia, tais como: Startup Rio, programa do Governo do Estado do Rio de Janeiro; Founder Institute e Future Females Brasil, programa do Governo Britânico no Brasil por meio do UK-Brazil Tech Hub. Foi mentora no Programa TecEscola, da ONG Recode, e no evento de empreendedorismo para moradores das comunidade Complexo do Alemão/Penha e Santa Teresa, o StartupIN Favelas, 2017.
Em 2017, participei do VR Bootcamp Experiências Imersivas no Laboratório de Atividades do Amanhã do Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, onde criou junto com seu time a experiência imersiva lúdica de exploração do espaço para crianças em forma de jogo chamada Aventura Espacial. Já no Bootcamp de Fabricação Digital, no Senai FabLab, Brasil, onde criei junto com um time multidisciplinar (biólogo, professor, maker, ambientalista e comunicadora) um protótipo de DNA 3D com as peças feitas em impressão 3d que recebem informações adicionais em realidade aumentada para o ensino de biologia para alunos do ensino médio, em 2019. Este projeto foi doado para uma escola pública do Rio de Janeiro.
Possuo experiências anteriores como avaliadora de projetos pela Lei Paulo Gustavo via SPCine, elaboração de projetos para editais de incentivo, professora de curso de extensão de audiovisual imersivo pela Escola de Cinema Darcy Ribeiro, livreira, jornalista, produtora de conteúdo para vários formatos e produtora executiva de eventos.
Nasci em Manaus (Amazonas) e hoje moro no Rio de Janeiro. Estudei música por 2 anos, na Escola de Música Villa Lobos e fiz curso de circo na Escola Nacional de Circo, no Rio de Janeiro. Sou apaixonada por música, artes em geral, assistir o pôr do sol, natação, ter conversas profundas e de estar na natureza. Gosto de conversar sobre neurociência, processos cognitivos, cosmologia, filosofia, política, questões sociais, ciências, tecnologia, artes e design.
Fala
Realidades Estendidas e Impacto Social, 2023
RIO2C, no CCBB Rio
Rio de Janeiro, RJ
Construindo novas dimensões: empreendendo em realidade virtual e aumentada, 2020
PixelShow, online
São Paulo, SP
Realidade Aumentada e Inteligência Artificial, 2019
Prospecta Américas, da OEA
Lima, Peru
O futuro do entretenimento passa por realidades estendidas, 2019
IT Fórum
São Paulo, SP
Como posso usar a realidade aumentada em meus projetos, 2019
Community Day #4 da Shawee, Globo Labs
Rio de Janeiro, RJ
Como a RA e RV podem impactar no futuro do entretenimento, 2019
Globosat, TV Globo
Rio de Janeiro, RJ
O mercado de realidades estendidas no Brasil, 2019
Simpósio de Realidade Virtual (SVR), no Rio Centro
Rio de Janeiro, RJ
Desafios e oportunidades da realidade aumentada, 2019
She’s Tech Conference
Belo Horizonte, MG
O Estado da Arte em XR, 2018
Mostra Bug, Oi Futuro
Rio de Janeiro, RJ
Entre em contato
Para colaboração em projetos e palestras, fique à vontade para entrar em contato.
Escrita
Jaron Lainer, teórico da realidade virtual
Junho de 2016
Lucas Santtana e seu peculiar disco com voz e violão
Outubro de 2009
Beatles, enfim no século XXI (álbum à álbum)
Setembro de 2009